«

»

abr 06

Imprimir Post

Programas para DJs e Mixagens

Com a tecnologia a era da música vive uma fase totalmente digital, são inúmeras as aplicações, softwares e equipamentos que levam a todos que trabalham com música a se manterem antenados ao mundo tecnológico.

Hoje temos um certo preconceito a DJs que usam apenas o notebook para se apresentarem, isto porque os diversos softwares para Djs apresentam diversos recursos que facilitam e muito a mixagem, alguns fazem isso até automaticamente e com isso muitos pensam que qualquer um pode ser Dj hoje em dia, basta ter músicas MP3 e um Computador, mas esquecem que para ser um Dj existem diversas técnicas de mixagens, conhecimento musical e o mais importante além da técnica é o “feeling”.

Voltando a tecnologia temos equipamentos hoje que se caminham para a evolução e cada vez mais absorvem funções antes só vistas em softwares. Os novos CDJs Pioneer são um exemplo a começar pelo CDJ-350 que apresenta função de BPM Lock, os novos CDJs 2000 e 900 que apresentam o gráfico espectral da música quando reproduzida facilitando assim a mixagen e scratchs mais perfeitos.

Abordando o assunto DJ Virtual vamos falar de alguns softwares mais conhecidos que trazem ao computador toda funcionalidade de um CDJ.

Virtual DJ

Um dos mais conhecidos softwares para mixagem em computadores, amplamente usado por muitos tanto leigos como DJs profissionais o Virtual surgiu da evolução do Atomix MP3 e como de fácil utilização teve uma grande aceitação pela maioria dos DJs, simples e fácil de configurar e usar, com bons recursos este software na minha opinião é uma das melhores opções encontradas para mixagem em computadores.

Hoje o programa se encontra na versão 7.0 com o recurso de 4 decks simultâneos para mixagem e recursos como efeitos diversos, samples que você mesmo pode gravar e usar, loop configurável de acordo com a variação das batidas, pitch e master tempo, scratchs entre outras funções.

O Software também permite a mixagem de vídeos com efeitos de transição diversos, suporta diferentes tipos de Skins com variados recursos e aceita uma grande variedade de controladores para DJs como Torq Xponent, BCD 3000, Hercules Console, Vestax VCI, CDJ-400 entre outras.

Link Oficial do Software: http://www.virtualdj.com/


Traktor DJ

Outro software bastante conhecido e bem conceituado entre os DJs é o Traktor da Native Instruments, muito mais complicado de operar em comparação ao Virtual DJ porém muito mais completo e com recursos diversos o Traktor se divide em várias versões são elas:

  • Traktor Duo / Tracktor Pro e Traktor LE
  • Trackor Duo Scrath e Tracktor Pro Scratch

O Traktor ja foi eleito o melhor software do gênero por 3 vezes e possui uma interface diferente dos demais com algumas particularidades que a torna eficiente e prática mas é preciso tempo pra se acostumar com os atalhos, possui recursos como a auto sincronização, looping, EQs e filtros integrados, dentre outros. Beat-gridding automático em combinação com a função “Sync Lock” certifica-se que as tracks no TRACKTOR DUO nunca saiam de sincronização, dando aos usuários mais tempo para focar nos aspectos criativos do mixing digital.

A Native Instruments disponibiliza além do software uma controladora própria para se trabalhar com o Traktor o modelo Traktor Kontrol S4 e também possui diversos hardwares de Audio com uma varieadade de modelos.

O grande diferencial do Traktor é sua qualidade no áudio muito boa em relação aos outros softwares, suporta também diversos tipos de controladoras e possui todos os recursos do Virtual DJ com alguns ainda mais personalizáveis como os efeitos e loops.

Link Oficial do Software: www.native-instruments.com

Existem dezenas de outros softwares para DJs com diversos recursos, acima destacamos apenas 2 deles dos quais são mais utilizados, abaixo segue uma lista de alguns outros programas que também fazem a mesma função, com recursos semelhantes ao Traktor e ao Virtual DJ.

  • Mix Vibes
  • DJ Pro Mixer
  • Deckadance
  • Future Decks
  • PCDJ
  • BPM Studio
  • UltraMixer Professional
  • MixMeister
  • DSS DJ

Estes são alguns que pude listar mas existem outras opções basta pesquisar na internet e boa sorte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Pessoal para encontrarem os diversos softwares que listamos acima para download basta acessarem este link http://pcdjs.blogspot.com/ la vocês vão poder baixar diversas versões e tipos de software para DJs, VJs e de Música em geral.

  2. lincon disse:

    tm algum gratuito q eu possa usar

    1. Tem sim, algumas versões como a Virtual DJ Home é gratuita assim como a OTS Turntables Free além de outras dezenas de softwares, mas é claro que os melhores não são gratuitos, pesquise na internet que você vai achar muitos gratuitos, muitos deles eu não conheço, mas vale a pena fazer o download e testar.

      1. douglas disse:

        cara quero monta um som básico pra liga no meu PC e toca em pequenas festas de 100 a 200 pessoas ou menos por onde q eu começo?

        1. Comece pesquisando sobre som e equipamentos de áudio…

  3. joao clovis disse:

    ola eu gostaria de saber qual e o programa de djs mais usados

    1. Oi João, os softwares mais utilizados são Virtual DJ, Traktor e Serato, mas existem milhares de opções por ai.

  4. francimar delmiro cavalcante disse:

    gostaria de saber se vcs conhece um progama pra mac no estilo do zara radio ou raduga pra tocar com o mac

  5. adauto disse:

    queria um programa para programar iluminação de festas no computador para movings strobo e raio e sol

    1. Procute por LUMIKIT no google.

  6. Kleyton disse:

    Qual deles tem mais efeitos pra deixar a musica do seu estilo???

  7. Dj Ermerson Miix O Ziika Dos Baille... disse:

    aii queria saber qual melhor programas de dj virtual que use o teclado para faze montagem (fora o battery por que não fuciona no widows 7) aii tem alguma versão do battery 3 que funcione no pc co widows 7…

    1. Não sei lhe dizer, particularmente não uso o Battery e não conheço outro programa de características similares a ele

  8. Leandro disse:

    Cara gostaria de saber como é o nome daqueles programas que são usados pelos Dj’s nas festas, bom eu nao sei como explicar mas são um carinha que ficam tipo “emitando” ou dançando em telas postas em pontos diversos. São tipo sombras se voce puder m dar uma mão com isso..

    1. Procure no google por Shadow Dancers

  9. Wállace disse:

    Olá e gual desses é o melhor para um Dj iniciante e gual o melhor para um Dj profissional

    1. Todos podem ser usados por iniciantes, as funções básicas são as mesmas basta ter o conceito básico de mixagem, o Traktor é mais completo e requer um pouco mais de tempo para conhecer todas as suas funcionalidades, o Virtual DJ é mais rápido de aprender, mas para ser um bom DJ é preciso conhecimento e técnica

  10. Maciel disse:

    Olá, tudo bem?

    Sou fã de música eletronica e gostaria muito de ser DJ. Qual a sua opnião sobre aprender na internet atraves de turoriais e etc. Ou voce acha que é compensa mais pagar um curso?

    1. Pesquisar é sempre bom, na internet você poderá ter acesso a muitos materiais e dicas, mas tem coisas que só se aprende com um bom profissional por isso é indispensável um bom curso, faça suas pesquisas mas procure também um curso de DJ em sua cidade, que seja com bons profissionais e terás uma formação de qualidade e serás um bom profissional.

  11. Joas disse:

    DJ Quero Uma Programa Para Vinhetas.
    Para borta Nome Como DJ Joas.
    E Muda A VOZ.

    1. Procure por qualquer programa de edição e monte sua vinheta, você pode usar software como Sound Forget ou Free Audio Editor

  12. Fabiaane disse:

    como faço para baixar o programa virtual dj

    1. Você pode baixar a versão Home edition no site do software http://www.virtualdj.com